Empatia é mais amor por favor

empathy

Na semana passada, o que o povo colombiano demonstrou na cerimônia de homenagem às vítimas do acidente aéreo foi um mix de solidariedade e amor. Empatia. Cada vez mais necessária nos tempos em que vivemos. Ela vem junto com a compaixão, outra fundamental na vida.

Há quem não se compadeça de nada, não se ponha no lugar de terceiros e permaneça fechado no seu umbigo, como se nada mais importasse. Necessidade de chamar a atenção? Pobreza de sentimentos? Egoísmo puro, ou ruindade mesmo. Falta de terapia, talvez. Ou de coração.

A parte boa é que tem muita gente do bem, que se comove, que consegue sentir quase a mesma dor do outro. E que usa isso para melhorar a si mesmo e ao seu redor. Isso exige inteligência emocional e generosidade.

Sou vegetariana por compaixão e respeito, por exemplo. A compaixão é uma das bases do budismo também. Você não é melhor que nenhum outro ser no mundo, estamos todos aqui tentando acertar. E podemos errar sim. Todo mundo erra. Precisamos ter mais tolerância, mais paciência. É um exercício diário. Viva e deixe viver.

Dizem que as pessoas mais sensíveis acabam sofrendo mais, porque sentem pelos outros. É verdade, mas eu não poderia ser de outra maneira. A gente sofre, não somente diante das tragédias da vida, mas diariamente. Porque deu ruim prum amigo, porque soubemos de algo terrível que aconteceu com uma conhecida, porque o noticiário é um bombardeio de bad vibes.

Final de ano, em geral, vem aquele sentimentalismo, o “espírito de Natal”, e a vontade de ajudar todas as ONGs possíveis e rever as pessoas que a gente gosta. E desculpar as cagadas alheias. E refletir sobre as nossas. E fazer planos pro ano que vem. Quer mudanças? Comece por você.

Dia a dia corrido, responsabilidades, tudo parece conspirar pra que cada vez mais as pessoas se fechem nos seus mundinhos (algumas em constante busca por likes, é verdade). Pois bem, mais do que olhar as outras pessoas, comece a VER essas pessoas. De verdade, com o coração. Experimente não julgar tanto e sim tentar compreender o outro. Certeza que o novo ano vai ser bem melhor.

haring

De um dos meus artistas preferidos, Keith Haring .

 

Advertisements

One comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s